logo O verdadeiro aluguer de férias entre particulares

Sincronização do calendário e exportação

O princípio

A sincronização do calendário permite repercutir automaticamente uma modificação do calendário (reserva, cancelamento, etc.) nos calendários de outros sites. Respectivamente, as modificações feitas em outros sites serão tidas em conta no seu calendário MediaFerias.com.

É importante distinguir:

  • A sincronização que permite fazer uma modificação em qualquer calendário sincronizado (geralmente no site em que recebeu a reserva) com uma actualização do calendário de referência (geralmente Google Agenda) e depois de todos os calendários sincronizados. Este método, mais prático, é o mais privilegiado pela MediaFerias.com.

  • A importação/exportação do calendário (em geral no formato iCal ou XML) permite substituir periodicamente o calendário de um site pelo calendário de outro site. Este método é mais incómodo porque, se recebe uma reserva num site de aluguer de férias A, deverá conectar-se ao site B para actualizar o calendário, com um prazo de modificação bastante importante entre os dois sites.

Sincronizar os seus calendários com Google Agenda

Pode sincronizar automaticamente o seu calendário MediaFerias com os calendários em outros sites graças ao Google Agenda, que centraliza as informações.

SINCRONIZAÇÃO AUTOMÁTICA 
EXPORTAÇÃO iCal
Sites não compatíveis com Google Agenda
SINCRONIZAÇÃO AUTOMÁTICA 
Sites compatíveis com Google Agenda

Assim uma modificação do calendário feita a partir de:

  • MediaFerias.com
  • Um site de aluguer de férias compatível com Google Agenda
  • A sua conta Google será repercutida no conjunto dos sites.

Além disso, pode ser repercutida nos sites não compatíveis com Google Agenda, mas que aceitem as importações no formato iCal (ver abaixo).

Como sincronizar os seus calendários com Google Agenda?

Deve primeiro ter uma conta Google.

Depois, basta:

  • conectar-se à sua conta proprietário,
  • ir para a página dos «Calendários»,
  • clicar no separador «Sincronização/Exportação»,
  • clicar no botão «Sincronizar o meu calendário com Google Agenda».

Poderá fazer a mesma operação com os outros sites de aluguer de férias compatíveis com Google Agenda. Os seus calendários serão assim todos sincronizados.

Importação iCal a partir de sites não compatíveis com Google Agenda

Se algum dos seus sites de aluguer de férias não é compatível com Google Agenda, deve, portanto, permitir a importação do seu calendário MediaFerias.com no formato iCal. Este formato iCal ou iCalendar, é um formato reconhecido pela maioria dos sites e aplicações.

Basta inserir, no campo dedicado a tal efeito no site em questão, o endereço web do seu calendário MediaFerias.com no formato iCal (.ics). Este endereço está indicado na página «Calendários» de MediaFerias.com, no separador «Sincronização/Exportação».

O site irá regularmente (de uma a várias vezes por dia) recolher os dados do seu calendário MediaFerias.com, mas não permitirá a sua actualização. Para isso, deverá utilizar o seu calendário MediaFerias.com, ou outro calendário sincronizado com Google Agenda.

Última actualização da página: Wed, 12 Dec 2018 05:07:47 +0100